terça-feira, 23 de outubro de 2007

Nascente do Rio Vez

O Rio vez o principal tributário da margem direita do rio Lima, nasce à volta de 13oo m de altitude, na Serra da Peneda nas lamas do vez. Nos primeiros quilómetros descreve uma vasta curva para ocidente até ao lugar de Loureda, após o que inflecte para sul, direcção que mantém até à sua confluência com o Rio Lima. Neste trajecto o Rio Vez corre em vale quase rectilíneo de direcção N - S.
É no vale do Vez que fica situada uma típica vila do alto minho -ARCOS DE VALDEVEZ - marcada por uma paisagem verde.
Segundo alguns estudiosos, o Rio Vez é o menos poluido da Europa, com flora e fauna abundantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

posso afirmar que os estudiosos que dizem que o rio o vez é o menos poluido da europa sao bem engangados. com efeito eu, mulher de viagens fui la e constatei que era tudo exepto proprio, nadei la dentro e quando sai da agua uma alga recobria toda a minha cabeça!
magalie...beijinhos

Anónimo disse...

minha cara amiga andava eu a fazer pesquisa quando vejo o teu blog e deparo me com o seguinte comentario: "posso afirmar que os estudiosos que dizem que o rio o vez é o menos poluido da europa sao bem engangados. com efeito eu, mulher de viagens fui la e constatei que era tudo exepto proprio, nadei la dentro e quando sai da agua uma alga recobria toda a minha cabeça!"
primeiro deixem que explique que uma alga não é poluição!!! em segundo talvez o rio vez não seja o menos poluido da europa mas não viste lixeira por la a passear pois nao? e ja experimentaste olhar para o rio no inverno sem as areias estarem revolvidas pelas pessoas que passam pela praia fluvial todos os dias? a água é limpida...acho que já deu para perceber que o teu conceito de poluiçao está um pouco confuso.
com os melhores cumprimentos

pedro disse...

rio
corre devagar rumo ao mar
embriagado pela liberdade de pensar
por entre os vales solitários respirando a alegria de amar
vai puro os raios de sol acarinhar
as suas aguas frias fervorosas vão ficar
a flora e a fauna estão a rejubilar
pois vivem no rio mais limpo da Portugal.
A amizade é bela quando corre nas águas límpidas do rio da compreensão, sinceridade e lealdade.